Água
“ No projeto sobre a água eu aprendi que não devemos poluir os rios, não tomar banhos demorados, não deixar as torneiras abertas, não escovar os dentes com a torneira aberta e sim com um copo. Não lavar o carro com mangueira e sim com balde, etc.
Eu mais gostei da Usinas Hidrelétricas no Salto do Jacuí, por que lá nos aprendemos como as Usinas funcionam.
Me chamou mais atenção foi a barragem Passo Real pois o nível da água estava bem abaixo do normal.
Everton Luiz Stolte | aluno(a)
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada no centro da cidade, com o objetivo de responder a pergunta O que é indispensável para o ser humano conseguir sobreviver?
Durante a caminhada, os alunos observaram e analisaram o ambiente que os cercava, surgiram várias questionamentos. Na praça puderam ver que a resposta para a pergunta poderia ter várias respostas.
Voltamos para sala de aula com várias respostas para a nossa pergunta ampliando o conhecimento que os alunos já possuíam.
Objetivos
Compreender que sem a água nenhum ser vivo consegue sobreviver por muito tempo, sendo imprescindível a sua preservação.
Comunidade de Aprendizagem
Ilton Schwantes – visita orientada e roda de conversa;
Usina Hidrelétrica – saída de campo.
Articulação com o currículo
Português: Leitura de textos informativos; Produção textual.
Matemática: Problemas e exercícios que envolvam o tema.
Geografia: Conversa sobre o desperdício da água; Pesquisas; Visita orientada a uma caixa de água para verificar como a água chega até nossas casa; Palestra sobre o tratamento da água com um profissional capacitado.
Ciências: Estudo sobre a porcentagem de água no planeta, nos vegetais e no ser humano; Experiências; visita orientada ao Arroio Arataca; Caça ao pluviômetro; Vídeos informativos; Maquetes; Visita orientada a Usina do Passo Real, Maia e Filho; Visita orientada ao Lago do Passo Real.
Artes: Pinturas e colagens.