Alimentação plantio-colheita
“ A gente aprendeu com o projeto A União faz a Vida, para ter uma alimentação saudável, se não comemos frutas e verduras ficamos muito doentes, e aprendemos que devemos ter um corpo saudável e aprendemos sobre a plantação de verduras e legumes.
Aprendi técnicas de como cultivar as verduras em ambientes de pouco espaço, com o mesmo sabor de outras verduras cultivadas em hortas de grandes espaços.
Felipe | aluno(a)
“ Gostamos muito do projeto porque nós, os alunos e também a professora fomos conhecer a horta e o pomar, conversamos sobre o cultivo das plantas que observamos, e na roda de chimarrão os alunos perguntaram sobre como produzimos e colhemos e ainda ouviram dos avós como era alimentação deles quando jovens.
Mãe de Aluno | responsável
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi uma visita à fruteira Só da Roça onde os alunos tiveram a oportunidade de ver quais produtos são vendidos ali, sua qualidade, de onde vem, além de conversar e ouvir explicações do dono da fruteira. Também fizeram algumas entrevistas com clientes a partir da Pergunta Exploratória "A nossa alimentação foi sempre assim?".
Objetivos
Conhecer o processo de cultivo dos principais alimentos produzidos nas propriedades rurais da comunidade Bela Vista.
Comunidade de Aprendizagem
Sr. Glodomar – visita orientada na estufa de moranguinhos
EMATER – aula prática sobre agrotóxicos e cultivo de alimentos
Familiares dos alunos – visitas orientadas nas propriedades rurais
Articulação com o currículo
Português: ortografia, histórias, gêneros textuais, entrevistas, livro de receitas;
Matemática: gráficos, quantidades, jogos, histórias matemáticas, receitas – medidas, culinária, cálculos envolvendo as quatro operações;
Ciências: pirâmide alimentar, diferencias alimentos naturais e artificiais, suas funções, plantas; plantio; cultivo; higiene dos alimentos; agrotóxicos;
Estudos Sociais: qualidade de vida no campo;
Ensino Religioso: relações e interações com outras pessoas da comunidade; respeito as regras simples de convívio;
Educação artística: criatividade do plantio, desenhos, pintura, colagem, maquete, imã de geladeira – utilizando diversos materiais (tinta, massa de modelar, giz de cera, papel crepom), expressão através das diferentes linguagens.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Foi realizado processo assemblear na turma para definição do tema do projeto, após a Expedição Investigativa.