Classificação: Alimentação
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Alimentação plantio-colheita A gente aprendeu com o projeto A União faz a Vida, para ter uma alimentação saudável, se não comemos frutas e verduras ficamos muito doentes, e aprendemos que devemos ter um corpo saudável e aprendemos sobre a plantação de verduras e legumes.
Aprendi técnicas de como cultivar as verduras em ambientes de pouco espaço, com o mesmo sabor de outras verduras cultivadas em hortas de grandes espaços.
Felipe | aluno(a)
Gostamos muito do projeto porque nós, os alunos e também a professora fomos conhecer a horta e o pomar, conversamos sobre o cultivo das plantas que observamos, e na roda de chimarrão os alunos perguntaram sobre como produzimos e colhemos e ainda ouviram dos avós como era alimentação deles quando jovens.
Mãe de Aluno | responsável
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi uma visita à fruteira Só da Roça onde os alunos tiveram a oportunidade de ver quais produtos são vendidos ali, sua qualidade, de onde vem, além de conversar e ouvir explicações do dono da fruteira. Também fizeram algumas entrevistas com clientes a partir da Pergunta Exploratória "A nossa alimentação foi sempre assim?".

Objetivos

Conhecer o processo de cultivo dos principais alimentos produzidos nas propriedades rurais da comunidade Bela Vista.

Comunidade de Aprendizagem

Sr. Glodomar – visita orientada na estufa de moranguinhos
EMATER – aula prática sobre agrotóxicos e cultivo de alimentos
Familiares dos alunos – visitas orientadas nas propriedades rurais

Articulação com o currículo

Português: ortografia, histórias, gêneros textuais, entrevistas, livro de receitas;
Matemática: gráficos, quantidades, jogos, histórias matemáticas, receitas – medidas, culinária, cálculos envolvendo as quatro operações;
Ciências: pirâmide alimentar, diferencias alimentos naturais e artificiais, suas funções, plantas; plantio; cultivo; higiene dos alimentos; agrotóxicos;
Estudos Sociais: qualidade de vida no campo;
Ensino Religioso: relações e interações com outras pessoas da comunidade; respeito as regras simples de convívio;
Educação artística: criatividade do plantio, desenhos, pintura, colagem, maquete, imã de geladeira – utilizando diversos materiais (tinta, massa de modelar, giz de cera, papel crepom), expressão através das diferentes linguagens.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Foi realizado processo assemblear na turma para definição do tema do projeto, após a Expedição Investigativa.

Ficha Técnica
Escola
EMEF São Luís

Diretor
Ligiane Plentz

Turma
2º e 4º anos (multiseriada)

Número de alunos
10

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Selbach

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SELBACH

Assessoria Pedagógica
Essenciall Consultoria
Foi maravilhoso, alunos tiveram muitas aprendizagens significativas e mostraram muito interesse em aprender cada dia mais. Foi uma construção conjunta, percebi que houve mudanças de atitudes mostrando que houve aprendizado. Foi muito boa também a participação da família, contribuindo com os os seus conhecimentos.
Inês Morschheiser | Professor(a)