O TRABALHO QUE SUSTENTA A VIDA
“ Gostei de participar das visitas e desenvolver as atividades propostas pelo projeto do Programa A União faz a Vida. Aprendi o que as galinhas precisam comer para produzir ovos amarelos, o desenvolvimento do pintinho dentro ovo, o manejo e cuidado com o gado leiteiro. No dia da apresentação do projeto para a comunidade também participei e gostei. Foram aprendizados que nunca vou esquecer.
Larissa Bressan | aluno(a)
Expedição Investigativa
Os estudantes da escola Municipal da Linha Bonita saíram para uma visita na propriedade da senhora Simone da Silva com a seguinte pergunta: Como as famílias dos estudantes da escola da Linha Bonita se sustentam? O que chamou mais atenção nesta visita foram os tipos de galinhas a produção de ovos e o gado leiteiro. Assim o tema do projeto desenvolvido nesta escola foi a Sustentabilidade das famílias dos estudantes da escola.
Objetivos
Que o aluno saiba observar as diferenças da sustentabilidade de cada família da escola, seja capaz de compreender a importância da preservação ambiental na produção de seu sustento, respeite os seres vivos, reconheça a cultura em que está inserido, seja leitor e pesquisador, seja capaz de fazer intervenções pertinentes nas falas e nas atividades desenvolvidas de acordo com o projeto, calcule, interprete e resolva situações matemáticas.
Comunidade de Aprendizagem
Estudantes, professores, propriedades dos pais de alguns estudantes da escola, biblioteca, internet.
Articulação com o currículo
Língua portuguesa: gêneros textuais, produção de textos, vogais e consoantes, conto, dramatização de histórias, expressão oral, fonema e grafema, fluência e entonação. Matemática: Sequência numérica, gráficos, tabelas, antecessor e sucessor, números grandezas e medidas, problemas, operações e sistema de numeração decimal, sistema monetário. Geografia: O lugar onde vivemos localização do estudante no espaço geográfico, agricultura praticada no município. Ciências: Meio ambiente; estudo das aves, o processo e os benefícios dos ovos caipiras, manejo e ordenha do gado leiteiro. Diversidade e preservação da fauna catarinense. História: Os lugares da comunidade, circulação de pessoas e mercadorias, as transformações, papel dos trabalhadores na sociedade, as profissões, diferentes formas de sobrevivência, estudo das diferentes etnias e culturas. ARTES: texturas, maquete; desenhos, recorte e colagem. ENSINO RELIGIOSO: convivência, respeito as diversidades.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Foi realizado uma sugestão de ideias e votação das ideias dos próprios alunos.