Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O trânsito na cidade
Expedição Investigativa

Roda de conversa a partir de figura do trânsito de uma cidade

Objetivos

Promover o empoderamento da cidadania através da construção de um conhecimento sólido e sifnificativo sobre o trânsito e das interações sociais que se estabelecem a partir dele, seja em relação às pessoas, às leis, como à sociedade em geral. Conhecer os cuidados básicos em relação ao trânsito e à legislação descritas nos sinais de trânsito.

Comunidade de Aprendizagem

Não Há

Articulação com o currículo

Português: Cruzadinhas; Produção de texto; Vídeos sobre o trânsito

Artes: Maquete da cidade; Confecção de caderno de registro, desenho das placas de trânsito;
Matemática: Resolução de situações problemas envolvendo a medida das casas; Exploração de área, perímetro; estudo das formas geométricas nas placas
Pesquisas na internet.
Legislação de trânsito: Por que as placas são brancas e vermelhas e outras são amarelas e pretas.
Por que as placas tem formatos diferentes?
Quando foi inventado o semáforo?
Por que veículos pesados são proibidos de passar em algumas pontes?
Por que acontecem os congestionamentos?
Por que existem as faixas de pedestres?


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual Etelvina Diamante

Turma
4º ano B Vespertino

Número de alunos
21

Estado
Mato Grosso

Município
Marcelândia

Cooperativa
SICREDI NORTE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO MARCELANDIA

A curiosidade dos alunos a respeito do trânsito foi conduzindo o projeto por camihos que não esperávamos, a construção da maquete mostrou a capacidade de trabalhar em grupo e de estabelecer relações respeitosas com os colegas de classe.