O trânsito na cidade
Expedição Investigativa
Roda de conversa a partir de figura do trânsito de uma cidade
Objetivos
Promover o empoderamento da cidadania através da construção de um conhecimento sólido e sifnificativo sobre o trânsito e das interações sociais que se estabelecem a partir dele, seja em relação às pessoas, às leis, como à sociedade em geral. Conhecer os cuidados básicos em relação ao trânsito e à legislação descritas nos sinais de trânsito.
Comunidade de Aprendizagem
Não Há
Articulação com o currículo
Português: Cruzadinhas; Produção de texto; Vídeos sobre o trânsito
Artes: Maquete da cidade; Confecção de caderno de registro, desenho das placas de trânsito;
Matemática: Resolução de situações problemas envolvendo a medida das casas; Exploração de área, perímetro; estudo das formas geométricas nas placas
Pesquisas na internet.
Legislação de trânsito: Por que as placas são brancas e vermelhas e outras são amarelas e pretas.
Por que as placas tem formatos diferentes?
Quando foi inventado o semáforo?
Por que veículos pesados são proibidos de passar em algumas pontes?
Por que acontecem os congestionamentos?
Por que existem as faixas de pedestres?