A magia do arco-íris
Expedição Investigativa
Quando perguntei onde poderíamos descobrir as cores logo responderam que no arco-íris havia cores e que poderíamos pesquisar em várias fontes como:
• No mato perto de minha casa;
• No mato perto da casa de minha dinda;
• No computador de minha mana;
• Olhando para o céu;
A ideia de pesquisar em livros e revistas instigou os alunos.
Objetivos
• Conhecer as cores encontradas na natureza.
• Trabalhar as diferentes cores através de histórias, pinturas e experiências;
• Explorar a criatividade utilizando diversos materiais;
• Desenvolver a percepção visual através do uso das diferentes cores;
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade de vivência das crianças, cidade de Tapera /RS.
Articulação com o currículo
Conteúdos englobados:
• Matemática: através de classificações;
• Artes: com materiais diversos e pinturas;
• Português: Desenvolvimento da linguagem oral;
• Ciência: Experiência com a mistura das cores;
• Observação do arco-íris;
Desenvolvimento:
Contar a história “Além do arco-íris”;
Relembrar as cores primárias e secundárias;
Fazer uma pintura utilizando as cores primárias.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A maioria dos alunos da educação infantil já teve atividades voltadas ao uso das cores. Conhecem as cores primárias e as secundárias.
Durante a leitura da história de histórias as crianças demonstravam curiosidade em relação as cores.Sabiam que há cores em todos os lugares e também no céu. algumas crianças conheciam o arco-íris, foi quando uma criança sugeriu que podíamos estudar as cores do arco-íris. Todos se mostraram muito interessados sobre o assunto.