Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2014 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

A magia do arco-íris
Expedição Investigativa

Quando perguntei onde poderíamos descobrir as cores logo responderam que no arco-íris havia cores e que poderíamos pesquisar em várias fontes como:
• No mato perto de minha casa;
• No mato perto da casa de minha dinda;
• No computador de minha mana;
• Olhando para o céu;
A ideia de pesquisar em livros e revistas instigou os alunos.

Objetivos

• Conhecer as cores encontradas na natureza.
• Trabalhar as diferentes cores através de histórias, pinturas e experiências;
• Explorar a criatividade utilizando diversos materiais;
• Desenvolver a percepção visual através do uso das diferentes cores;

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade de vivência das crianças, cidade de Tapera /RS.

Articulação com o currículo

Conteúdos englobados:
• Matemática: através de classificações;
• Artes: com materiais diversos e pinturas;
• Português: Desenvolvimento da linguagem oral;
• Ciência: Experiência com a mistura das cores;
• Observação do arco-íris;

Desenvolvimento:

Contar a história “Além do arco-íris”;
Relembrar as cores primárias e secundárias;
Fazer uma pintura utilizando as cores primárias.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A maioria dos alunos da educação infantil já teve atividades voltadas ao uso das cores. Conhecem as cores primárias e as secundárias.
Durante a leitura da história de histórias as crianças demonstravam curiosidade em relação as cores.Sabiam que há cores em todos os lugares e também no céu. algumas crianças conheciam o arco-íris, foi quando uma criança sugeriu que podíamos estudar as cores do arco-íris. Todos se mostraram muito interessados sobre o assunto.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Mundo da Criança

Diretor
Aline Pasinato Grahl

Turma
Jardim 1

Número de alunos
22

Educadores
Marleide Bernardete Lubenow Dos Santos

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tapera

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TAPERA

"As crianças pequenas são sempre atraídas por objetos coloridos. As cores fazem parte do nosso dia-a-dia e são impregnadas de simbologia e significados. O estudo das cores trouxe muita apresendizagem e conhecimento para as crianças."
Marleide Bernardete Lubenow Dos Santos | Professor(a)