OS BRINQUEDOS
Expedição Investigativa
Nos dias 13 e 14 de agosto de 2015 os alunos do Pré I, II e 1º Ano foram visitar suas famílias, no qual realizaram um passeio curioso, em que pesquisaram quais os brinquedos existentes nas famílias.
Objetivos
Proporcionar aos alunos espaços para brincar, valorizando e construindo os brinquedos característicos da comunidade.
Comunidade de Aprendizagem
O envolvimento das famílias no projeto:
Bruno - construção do galpão;
Hélio de Freitas - construção do carrinho de lomba;
Elisara, Elsi, Suzana e Carline- oficina de brinquedos;
Ivana e Evanete - construção de balanço de pneu.
Articulação com o currículo
1º Ano:
Português: Produção de frases, produção Textual.
Matemática: Tabela e gráficos, contagem de objetos.
Educação Física: Brincar, equilíbrio.
Artes e Música: Sucata, modelagem e pintura.
Ensino Religioso: Valorização do diálogo, cuidado com o uso do material individual e coletivo.
Ciências e Estudos Sociais: Membros da família, importância da família,
regras de convivência em família.
Pré I e II
Linguagem Oral e Escrita: Falar e escutar (Conversas livres, elaboração de perguntas e respostas, recados, narração de fatos);
Linguagem Matemática: Distância entre os objetos (perto/longe), velocidade (rápido, lento, devagar)
Linguagem Motora: Movimento, equilíbrio.
Linguagem Artística: Sucata, Argila e massinha.
Linguagem Musical: Brincadeiras.
Linguagem Sócio Afetiva: Cooperação, regras de convivência em grupo.
Natureza e Sociedade: Meios de transporte.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A partir da Expedição Investigativa realizamos uma roda de conversa, onde cada aluno destacou o brinquedo que mais gostou durante o passeio realizado nas famílias dos alunos. Sendo assim, ficou definido como tema do projeto os brinquedos.