CANTANDO E APRENDENDO
Expedição Investigativa
À medida que os alunos iam relatando suas hipóteses, instigávamos a falarem quais gêneros textuais eles gostavam mais para realizar atividades de leitura e ao mesmo tempo íamos registrando as informações na lousa.
Partindo desse pressuposto foi realizada a Expedição Investigativa nos arredores da escola e uma visita à Biblioteca Pública Municipal, através da boa pergunta: “Onde podemos aprender a ler”?
Objetivos
• Estimular a ampliação da linguagem escrita e oralidade promovendo situações em que os alunos desenvolvam sua capacidade de ouvir, se expressar e ampliar seu repertório de palavras. Também que as crianças interajam e expresse desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências e familiarizando-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária.
Comunidade de Aprendizagem
visita à Biblioteca Pública Municipal, através da boa pergunta: “Onde podemos aprender a ler”?
Articulação com o currículo
Área de Linguagem
Leitura: ler, escrever, interpretar, produção de texto, oralidade, leitura de gêneros musicais, desenvolver a expressão corporal, desenvolver a lateralidade, destreza, danças, coordenação motora e a psicomotricidade;
Área de Ciências Naturais e Matemática
Ciências eMatemática:
1 ) Leitura das cantigas que envolvem hábitos alimentares saudáveis, questões de higiene, limpeza, seres vivos; corpo humano, pesquisa, diferentes fases da vida;
Leitura e escrita de cantigas que envolvem números, seus valores e sua representatividade associados as letras proposta, hora, data, contar, calcular; desafios, gráficos, tabela, raciocínio lógico, situações- problema, sistema monetário, reconhecimento das formas geométricas, identificar imagens, tamanho dos objetos, quantidades.
2) Jogos lúdicos, brincadeiras, roda de conversa, aula expositiva, etc.