Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

ALFABETIZANDO COM CANTIGAS
Expedição Investigativa

À medida que os alunos iam relatando suas hipóteses, instigávamos a falarem quais gêneros textuais eles gostavam mais para realizar atividades de leitura e ao mesmo tempo íamos registrando as informações na lousa.
Partindo desse pressuposto foi realizada a Expedição Investigativa nos arredores da escola e uma visita à Biblioteca Pública Municipal, através da boa pergunta: “Onde podemos aprender a ler”?

Objetivos

• Estimular a ampliação da linguagem escrita e oralidade promovendo situações em que os alunos desenvolvam sua capacidade de ouvir, se expressar e ampliar seu repertório de palavras. Também que as crianças interajam e expresse desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências e familiarizando-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária.

Comunidade de Aprendizagem

livros, jornais, revistas, histórias, notícias, poemas, gibis, outdoors, placas, cartazes, músicas

Articulação com o currículo

• Propiciar às crianças a aquisição de um repertório de letras de forma a contribuir para o desenvolvimento do processo de alfabetização.
• Possibilitar que as crianças vivenciem, desde o início de seu processo de alfabetização, atividades que envolvam textos, palavras, letras significativas.
• Estimular a pesquisa e a análise das palavras do texto.
• Propiciar aos alunos um trabalho rico e prazeroso na aquisição da escrita e da leitura.
• Cantar apreciando a sonoridade e a melodia.
• Auxiliar o desenvolvimento corporal e harmônico.
• Despertar o gosto pela leitura e escrita através dos textos musicais;


Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Ensino Julio Praxede Duarte

Turma
1ºAno A

Número de alunos
21

Estado
Mato Grosso

Município
Nortelândia

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NORTELANDIA

Ao longo da vida, a “cantiga” terá cenários bem mais amplos: a escola, o trabalho, a cidade, o país e a família que o adulto vier a formar.
No vai-e-vem das cantigas, os alunos vão descobrindo a harmonia dos movimentos do próprio corpo e a musicalidade de sua voz.
ADVAIR FERREIRA DOS SANTOS | Professor(a)