Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Nos olhos da coruja
Expedição Investigativa

Deu-se a expedição investigativa no ambiente escolar. No momento em que as crianças estavam passeando no jardim, observando a natureza, foi aí que despertaram o olhar para uma árvore. E viram uma coruja que havia pousado na árvore e estava com um olhar fixo para os alunos, despertando assim inúmeras curiosidades. Muitas foram as perguntas que o projeto respondeu.

Objetivos

Conhecer as principais características, habitat das corujas e sua alimentação, o que possibilitará a ampliação dos conhecimentos sobre a temática desenvolvida, bem como, o interesse por atividades relacionadas a essa ave e a vida cotidiana e familiar.

Comunidade de Aprendizagem

Profissionais da escola e pais.

Articulação com o currículo

Nas áreas do conhecimento:
Conhecimento de Mundo- Diversidade cultural
Artes Visuais: expresõ artistica
Matemática-processos mentais
Natureza e Sociedade eu e a familia e os outros
Movimento: dança e música
Identidade e Autonomia: Diferenças pessoais

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Decisão da turma pelo tema do projeto
A turma decidiu pelo tema abordado, porque despertou uma grande curiosidade e discursão em saber porque a coruja tem olhos tão grandes, olhava com tanta seriedade e com um olhar fixo em direção aos alunos.

Ficha Técnica
Escola
CEI PEQUENO PRINCIPE

Diretor
ANDRELIN SCAVAZANI

Turma
INFANTIL V

Número de alunos
23

Estado
Mato Grosso

Município
Lucas do Rio Verde

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO LUCAS DO RIO VERDE

Apoiadores
Martinello, Grupo Siriema, Bassani Moveis, Amazonia Maquinas, Binotti, Dassoler FIAGRIL E Jornal Folha Verde

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina Diniz Rezende de Quadros
Foram desenvolvidas diferentes vivências que nos levaram ao encantamento pela amplitude da significação deste para a vida, transformando atitudes e resgatando valores humanos. Neste processo a cooperação fluiu e a partir de estímulos para que os alunos e familiares pudessem sentir se inseridos num processo de construção do mundo em que vive. Trabalhar esta curiosidade das crianças foi incrivel e aliar todo isto a aprendizagem atitudinal e conceitual foi maravilhoso.
Maria do Carmo | Professor(a)