Que cheiro é esse
“ Aprendi que não devemos usar roupas apertadas, o corpo precisa respirar para ficar confortável. Aprendi a importância de secar no meio dos dedos para evitar o desenvolvimento de fungos.
Francile Tavares e Vanielen Flores | aluno(a)
Expedição Investigativa
Durante a visita nas dependências da escola foi diagnosticado o mau cheiro e as péssimas condições de higiene em alguns locais: banheiros, sala de aula e áreas de circulação externas. A pergunta exploratória foi: Como resolver a questão de higiene pessoal que envolve cuidados com o ambiente e com o próprio corpo?
Objetivos
Conscientizar os alunos para o direito à saúde e sensibilizá-los para a busca permanente de práticas de promoção, proteção e recuperação da saúde.
Comunidade de Aprendizagem
A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvida no processo formativo.
Articulação com o currículo
* Buscar profissionais da área da saúde para trabalhar a higiene através de palestras e oficinas: Língua Portuguesa: após a palestra, os alunos organizarão um panfleto sobre os temas higiene a fim de que as informações sejam disponibilizadas, também, à população de Santa Flora.
* Feira do banho: Matemática: Analisar os custos da feira do banho (produtos).
* Vestuário: Leituras informativas sobre como o corpo humano regula automaticamente a temperatura quando exposto ao frio ou calor. Mostrar que o vestuário é importante na manutenção da temperatura corporal;
* Contaminação: Entender como ocorre o processo de infecção pela falta de higiene;
* Pesquisa de campo: Pesquisa na comunidade e relatos dos hábitos de higiene dos diferentes períodos (passado e presente) e relação com a história da arte; Apresentação final de registros (desenhos, fotos, dramatização, performance e instalação contemporânea, vídeos).
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a aplicação das referidas perguntas e vivenciada a expedição, os professores, em conjunto com os alunos, concluíram que é necessário trabalhar na perspectiva do seguinte tema: “Que cheiro é esse?!”.