Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Reutilizar Faz o mundo mudar
Expedição Investigativa

A expedição ocorreu no mês de julho, no lixão municipal, onde os alunos puderam perceber a quantidade de lixo descartado no local. Observaram todos os aspectos de um lixão como a temperatura, os odores, os animais presentes, etc.

Objetivos

Sensibilizar os alunos a respeito do consumismo que agride duas vezes o ambiente, primeiro porque aumenta a quantidade de resíduos descartados geralmente de forma inadequada nos lixões, e segundo porque as indústrias para suprir essa demanda aumentam a quantidade de poluentes liberados no ar, na água e no solo, causando graves problemas ambientais e consequentemente à nossa saúde.

Comunidade de Aprendizagem

Com o desenvolvimento do projeto os alunos tomaram conhecimento sobre a lei que fala do descarte de resíduos, como os municípios devem fazer a coleta e descarte ou armazenamento do lixo, o que a lei diz sobre o lixo hospitalar, como é feita a coleta do mesmo no município. Sensibilizar os familiares com relação ao consumismo e a quantidade de lixo descartada em suas casas.
Os alunos perceberam um quantidade significativa de lixo nas ruas e a falta de lixeiras.

Articulação com o currículo

Em Química: Substâncias Químicas e Misturas. Tratamento do lixo.
Em Biologia: Lixo e o Meio Ambiente. Biologia de Populações: Densidade demográfica e Consumismo.


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual Cândido Portinari

Diretor
Nelci Venturini Dall' Óglio

Turma
1º Ano do Ensino Médio

Número de alunos
36

Estado
Mato Grosso

Município
Santa Rita do Trivelato

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TRIVELATO

Apoiadores
Martinello e Fazenda Pelisão

Assessoria Pedagógica
Cléria Paula Franco
Um dos grandes desafios enfrentados, nos dois projetos foi justamente a questão do consumismo e do “modismo”; pois na faixa etária dos alunos atendidos – entre 15 e 18 anos – isso é uma constante, para se sentir parte do grupo precisam adotar atitudes como: trocar de celular cada vez que surge um com uma tecnologia mais avançada, roupas e calçados da moda, bem como alimentos industrializados que são muito divulgados na mídia.
Giselle Correia Carnelocci Largura | Professor(a)