Quero minha escola bonita
“ Aprendi a cuidar e preservar as mudinhas de flores. Bem legal, inventei uma pintura num pneu usando várias cores. O pátio ficou muito colorido e bonito
Gabriel Feltrin Dutra (1 ano) | aluno(a)
Expedição Investigativa
Foi organizada com o intuito de contemplar a área de conhecimento ciências, artes e português, cuja necessidade foi diagnosticada a partir da pergunta exploratória: O que você mudaria neste local? Por que? Foi realizada a expedição investigativa no ambiente interno da escola com os alunos. Diante disso, olhamos em sites (pré-aprovados e pesquisados) para que eles possam olhar fotos de jardinagem em pneus, e construção de floreiras com pneus, bem como ler e aprender sobre isso.
Objetivos
Proporcionar aos alunos uma aprendizagem de forma prazerosa, trabalhando em conjunto, em cooperação, com comprometimento, respeitando sempre a opinião do outro, gerando uma maior possibilidade de socialização e interação à vida social e comunitária com elevação do nível de qualidade de vida dos mesmos. Ampliando o conceito de Meio Ambiente através da integração escola e comunidade via ações que versem sobre a conscientização do que é e de como promover a sustentabilidade.
Comunidade de Aprendizagem
A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvida no processo formativo.
Articulação com o currículo
* Desenvolver as atividades no jardim, de maneira que possamos melhorar o ambiente escolar, plantando diversos tipos de flores e reaproveitando pneus que causariam maiores danos ao meio ambiente, deixando a escola mais bonita e harmônica;
* Transformar o espaço ocioso da escola em um jardim decorado com pneus;
* Promover a educação ambiental para a sadia convivência do ser humano, com a natureza, de um modo geral, a partir do cuidado das plantas, tais como: limpeza, adubação, colocação de terra e revitalização do jardim caso morram algumas mudas;
* Proporcionar aos alunos possibilidades concretas de desenvolver suas habilidades e criatividades na execução de jardim.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a aplicação da referida pergunta e vivenciada a expedição no pátio da escola, o professor, em conjunto com os alunos, concluíram que é necessário trabalhar na perspectiva do seguinte tema: “Quero minha escola bonita”.