Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Borboletas, as cores do mundo.
Expedição Investigativa

A expedição foi realizada no entorno da escola.
Em nosso caminho encontramos muitas coisas interessantes, as casas , os transportes, árvores frutíferas e muitos animais como: pássaros, formigas, borboletas, gatos, cachorros, corvos....
Tudo no passeio chama a atenção dos pequeninos,
Ao encontrarem as borboletas, elas ficaram encantadas com as cores ediversos tamanhos e gritaram como são lindas e coloridas.


Objetivos

Conhecer as borboletas seu ciclo de vida seu habitat e alimentação integrando aos conhecimentos previstos pelo currículo.

Comunidade de Aprendizagem

Os pais serão envolvidos através de pesquisa, desafios e trabalhos a serem realizados em casa, bem como novas observações.

Articulação com o currículo

Despertar a curiosidade para a pesquisa e a observação do ciclo de vida das borboletas, seu habitat e alimentação..
Investigar a vida das borboletas identificando as características delas e seu o ambiente;
Desenvolver a capacidade de ler, observar e relatar o que foi estudado;
Registrar informações obtidas em listas, quadros, anotações, fotos ou desenhos;
Aprender as cores, quantidade e numerais presentes na poesia “As Borboletas” de Vinicius de Moraes;

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Ao retornar para a escola cada aluno relata o que observou, todos querem falar ao mesmo tempo, a empolgação é tanta que fica difícil acalmá-los , para começar os relatos.
Surgem vários coisas fora da Pergunta Exploratória como: as casas e quem moram nelas, os transportes que encontramos ao caminhar pela rua.
De repente começam a surgir os nomes dos animais que é o foco principal da expedição, quando em conjunto optamos por estudar sobre as borboletas.

Ficha Técnica
Escola
EMEI Gente Miúda

Turma
Pré integral

Número de alunos
11

Educadores
Cleni B. Diello

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Mata

Cooperativa
SICREDI VALE DO JAGUARI RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MATA

Assessoria Pedagógica
ESSENSIAL
O projeto teve grande importância na aprendizagem dos alunos, pois foi ao encontro do interesse e da curiosidade despertada por eles durante a expedição investigativa. Estudar sobre a metamorfose da borboleta, foi mágica e gratificante. O PUFV nos desacomodou, saimos da rotina da sala de aula em busca do novo.Quando a borboleta nasceu, nossa, o alvoroço foi geral e a felicidade imensa, tivemos a certeza de que o conhecimento foi construido e que o projeto foi muito relevante neste processo.
Cleni B. Diello | Professor(a)