Borboletas, as cores do mundo.
Expedição Investigativa
A expedição foi realizada no entorno da escola.
Em nosso caminho encontramos muitas coisas interessantes, as casas , os transportes, árvores frutíferas e muitos animais como: pássaros, formigas, borboletas, gatos, cachorros, corvos....
Tudo no passeio chama a atenção dos pequeninos,
Ao encontrarem as borboletas, elas ficaram encantadas com as cores ediversos tamanhos e gritaram como são lindas e coloridas.
Objetivos
Conhecer as borboletas seu ciclo de vida seu habitat e alimentação integrando aos conhecimentos previstos pelo currículo.
Comunidade de Aprendizagem
Os pais serão envolvidos através de pesquisa, desafios e trabalhos a serem realizados em casa, bem como novas observações.
Articulação com o currículo
Despertar a curiosidade para a pesquisa e a observação do ciclo de vida das borboletas, seu habitat e alimentação..
Investigar a vida das borboletas identificando as características delas e seu o ambiente;
Desenvolver a capacidade de ler, observar e relatar o que foi estudado;
Registrar informações obtidas em listas, quadros, anotações, fotos ou desenhos;
Aprender as cores, quantidade e numerais presentes na poesia “As Borboletas” de Vinicius de Moraes;
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao retornar para a escola cada aluno relata o que observou, todos querem falar ao mesmo tempo, a empolgação é tanta que fica difícil acalmá-los , para começar os relatos.
Surgem vários coisas fora da Pergunta Exploratória como: as casas e quem moram nelas, os transportes que encontramos ao caminhar pela rua.
De repente começam a surgir os nomes dos animais que é o foco principal da expedição, quando em conjunto optamos por estudar sobre as borboletas.