SOU PROTAGONISTA DA VIDA
“ “A natureza é muito legal! Se não temos comida, podemos pegar na natureza, é só cuidar. Devemos cuidar do meio ambiente, das plantas e da água, pois são importantes para nossa vida. O ar para respirar e a água para beber. Com a natureza podemos até fazer brinquedos, com o bambú se faz carrinhos.”
Livia Klassmann | aluno(a)
“ “O trabalho da escola sobre o lixo é importante, pois a partir disso a Camila faz a separação correta do lixo e cuida diariamente. Me sinto estimulada em fazer também esta separação em casa com a ajuda da minha filha.”
Janete Drey | responsável
Expedição Investigativa
No pátio da própria escola, para realizar o abraço ecológico em uma árvore (escolhida pela turma).
Os alunos foram falando onde achavam interessante ter árvores e sombra, para brincar e fazer roda de leitura. Percebemos o espaço em que a árvore estava localizada, se havia vegetação ao redor dela, se o ar que estávamos respirando era puro ou não. Se árvore estava contribuindo para isso, e de que forma.
Objetivos
Respeito à diversidades e promover situações práticas em defesa da sustentabilidade do nosso planeta.
Comunidade de Aprendizagem
Direção, Vice Direção, Orientação e Coordenação Pedagógica, Professoras Alfabetizadoras, alunos envolvidos e comunidade escolar em geral.
Articulação com o currículo
*Pluralidade cultural; *Características da comunidade; *Comunidade no passado; *A comunidade entre os vários grupos existentes; *Trânsito seguro; *Meios de transporte; *Seres vivos: ciclo de vida, necessidades de sobrevivência, diferenças, cadeia alimentar; *Vegetais: partes e funções; * Corpo Humano: Partes, funções básicas, órgãos do sentido, bem-estar físico, mental e social; *Higiene corporal e ambiental; *Alimentação: aditivos químicos; Solo e subsolo: cuidados para evitar a erosão e contaminação; *Ética; *Reconhecer a si mesmo como ser social; *Leitura, interpretação e produção textual;