Saúde que vem da terra
Expedição Investigativa
Aplicação de Questionário para alunos e pais responderem juntos, plantio das mudas na escola, trazidas pelos alunos, registros através de fotos das plantas cultivadas no quintal da casa, dos alunos e do plantio de mudas na horta escolar.
Objetivos
Utilização e benfentorias das ervas e chás plantados em casa
Comunidade de Aprendizagem
Professores, pais, serviçais da escola, e EMATER - Juliane Pires
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa:
• Confecção de um portifólio;
Matemática:
• Resolução de problemas;
• Medidas de volume;
• Calendário: a épocacerta de plantio das ervas medicinais
Ciências:
• Chás: características;
• Partes da planta;
• Condições para a vida das ervas: luz solar, solo, ar, água;
• Nomes científicos;
• Benefícios para a saúde;
• Confecção de um álbum com as ervas medicinas;
Geografia:
• Tipo de solo e clima;
• Estações do ano- Época de plantio e coleta das ervas.
História
• O uso das ervas através dos tempos: como medicina alternativa;
• Resgate: Origem
Artes
• Decoração de potes para armazenagem dos chás, desenhos das ervas, confecção de cartazes.
Língua Inglesa
• Identificar o nome dos chás através de placas traduzindo do português para o inglês.
Tema Transversal: Meio Ambiente
Ética: Saúde que vem da terra
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A roda de conversa foi realizada na sala de aula para saber os interesses dos alunos e suas curiosidades sobre as ervas medicinais.
chás fazem bem a saúde;
Não precisa pagar;
Tem bom cheiro;
É saboroso;
É uma planta;
É colorido;
Tem na horta;
Tem sempre em mãos;
Quando toma passa a dor;
Algumas vezes é melhor que o remédio da farmácia;
Utilizado no chimarrão;
São naturais;
Devido aos seus benefícios;