Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Vamos brincar? Levei mala pra casa e brinquei. Foi legal.
Antônia Luany Krapper da Costa | aluno(a)
Esse projeto é muito interessante, criativo e educativo, nossa filha adorou brincar com os brinquedos da mala, junto com ela descobrimos novas maneiras de brincar e participar.
Diego Lopes da Silva e Leonice Palhano Araujo | responsável
Expedição Investigativa

Ao sairmos de nossa sala, fomos passear no entorno da escola. Ao chegarmos no pátio dos fundos, havia um trator cortando grama e algumas crianças, os meninos ficaram interessados, olharam com atenção. Quando viram que poderiam ir para os brinquedos do parquinho, ficaram empolgados e pediam para as profes. “ Bincá” (brincar). Foi uma alegria imensa quando todos começaram a explorar os brinquedos, areia, mexer com as pedrinhas e descobrir novas possibilidades de brincar.

Objetivos

1.Promover espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral.
2.Realizar atividades que desenvolvam e estimule a coordenação motora, as habilidades visuais e auditivas;
3.Ampliar e desenvolver a linguagem corporal e a percepção musical.
4.Promover a integração das famílias junto à escola.

Comunidade de Aprendizagem

Famílias para a confecção dos personagens da história Os três porquinhos.
Colaboração da família com fantasias e adereços par montarmos a Caixa de Fantasias.
Alguém para fazer uma atividade de movimento (uma jovem que faça teatro).
As alunas do Curso Normal Manuela da Cunha e Deisi Schneider.

Articulação com o currículo

O carro mágico – confeccionar um carro de papelão com os pequenos.
5.2. Brincadeiras de rodas cantadas, parlendas.
5.3 Histórias narradas com dedoches, fantoches, gravuras, livros.
5.4 Manuseio de livros, revistas, encartes.
5.5 Brincadeiras em frente ao espelho.
5.6 Brincadeiras: casinha, esconde-esconde, balões, pega-pega, bonecas, carrinhos, sucatas.
5.7 CDs e DVDs musical e histórias infantis.
5.8 Passeio pelas dependências e arredores da escola: saguão, pátios, salas de aula...
5.9 Brincar de fantasias (caixa de fantasia), solicitar para as famílias fantasias e adereços, para montar uma Caixa de Fantasia.
5.10 Confecção pelas famílias dos personagens da história Os três porquinhos.
5.11 Construção de uma cabana “Esconde-esconde”, com suporte de cortina e tecidos coloridos (chitão).
5.12 Proporciona através da mistura de diferentes matérias: areia, terra, argila, farinha, sagu, tinta, explorando as sensações e a percepção tátil.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Durante o passeio curioso o que podemos observar é que algumas crianças demonstraram curiosidade pelo trator que estava cortando grama, mas a maioria teve interesse em explorar o ambiente, brincando e interagindo com os colegas e educadores.

Ficha Técnica
Escola
EMEI MUNDO DA CRIANÇA

Diretor
Aline Pasinato Grahl

Turma
BERÇÁRIO 3

Número de alunos
14

Educadores
Maria Elisabeta da Silva, Marisa Guedes e Margaret Bólico

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tapera

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TAPERA

Assessoria Pedagógica
ESSENCIAL CONSULTORIA - Professora Rita Vargas
Foi gratificante e interessante ver a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças através do brincar e da cooperação das famílias para a realização deste projeto.
Claudimar Luiza Ghellioni Borges | Professor(a)