Classificação: CIDADANIA
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Haciendo Amistades (Construindo amizades) Essa experiência das cartas de conhecer novos amigos é maravilhosa! Pois além de trocar cartas estamos conhecendo novos jeitos de pessoas e de cultura, pois a nossa cidade tem várias etnias e a gente não convive com todas.
Grasieli Böck de Oliveira - 7 ano | aluno(a)
Expedição Investigativa

Havia um grande problema de convivência ente os estudantes das séries finais que dificultava não só o bom andamento das atividades em sala de aula como também de relacionamentos entre si. Foi elaborada a seguinte pergunta: Para você o que é conviver bem com as pessoas sejam no ambiente escolar ou familiar? Como o saber relacionar-se com as demais pessoas pode nos ajudar a na nossa vida estudantil e pessoal futuramente?

Objetivos

O objetivo deste projeto é construir e vivenciar situações de cooperação e diálogo entre os estudantes sobre as angustias, dificuldades e experiências que cada um traz consigo e que tanto prejudica na convivência entre eles no ambiente escolar.

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade é formada por alunos, professores, funcionários, comissões de pais e apoiadores financeiros que ajudam no desenvolvimento das ações realizadas na escola. A participação é constatada na efetivação das atividades com os alunos.

Articulação com o currículo

* ¿Quién soy yo? Língua espanhola – verbos e pronomes; Descrições físicas e psicológicas; Reconhecer o uso dos verbos e pronomes na comunicação entre as pessoas – gênero seção de cartas;

* ¿Quién eres tú? Estados de ânimos – A amizade além das fronteiras linguísticas; Gênero textual – cartas, e-mail;

* ¿Por qué es necesitamos convivir? Saber ouvir e dar conselhos; Comunicação com o outro e aceitação das diferenças apresentadas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Os alunos em sala de aula refletiram sobre as questões e fizeram seus relatos onde foi possível perceber que eles têm consciência de que não sabem conviver ente eles e que como isso interfere no relacionamento. Apesar das dificuldades os mesmos apontaram caminhos que juntamente com a disciplina de língua estrangeira serão traçados como estratégias para a realização do projeto a fim de que consigamos juntos minimizar ou até mesmo sanar esta problemática.

Ficha Técnica
Escola
E.M.E.F. Leonor Pires de Macedo

Diretor
Patrícia Marquet Michelotti

Turma
6 e 7 ano

Número de alunos
39

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Restinga Seca

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RESTINGA SECA

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
Proporcionar aos estudantes uma forma de conhecer outros pessoas da mesma idade e gostos que a deles e estudassem na mesma rede de ensino, porém em outra realidade e o principal, sem rede social. Assim eles perceberam que as mesmas angustias que eles possuem nesta idade também é compartilhada por outros independe da religião ou posição social. A ideia de trocar cartas foi a forma encontrada para que isso fosse realizado, e tem-se refletido até na forma de tratar os colega em sala de aula.
Magali Farias | Professor(a)