Aprendendo dinheiro, brincando de mercado
Expedição Investigativa
A Expedição foi realizada no bairro próximo a Escola Júlio Biasi. Os alunos sairam da Escola com a Pergunta : Onde as pessoas podem conviver neste local ?
Por ser um local sem muitos atrativos os alunos pediram para irem ao supermercado central, o qual está localizado no bairro. Muitos dos alunos já conheciam os donos, pois é o local onde seus pais fazem as compras do mês. Neste momento houve alguns questionamentos por parte dos alunos referente ao dinheiro.
Objetivos
Pretende-se que os alunos utilizem desse aprendizado para a compreensão de todo o processo que envolve o nosso sistema monetário e que possam desenvolver o raciocínio e assim utilizá-los concretamente em sua vida diária
Comunidade de Aprendizagem
Supermercado Central: Conversa com os proprietários para ver como funciona o estabelecimento, vantagens e desvantagens;
Supermercado cotrijuí: Conversa com os proprietários de como funciona o estabelecimento, pois é o mercado da Cooperativa ,vantagens e desvantagens.
Pesquisa de preço para comparação de produtos entre os estabelecimentos existentes no município.
Conversa com Gerente do Sicredi: conscientizar os alunos, da importância de saber poupar o dinheiro, pensando no futuro;
Articulação com o currículo
A partir da Construção de um mercado em sala de aula, aprender sobre :
Matemática – sistema monetário, números e operações;
Português - escrita, leitura, enriquecimento do vocabulário ,gêneros de texto, usos e formas;
Geografia - localização do espaço;
Artes - criatividade na confecção dos cartaze e desenhos;
Entrevista com os pais dos alunos sobre ganho e despesas familiar;
Convidar os alunos para ouvirem e verem a história do livro “A árvore dos sonhos”, de Fabiano Alves Onça;
História - tempo cronológico;
Visitar a lanchonete do bairro para vivenciar o uso do dinheiro X consumo;
Ciências- Alimentação saudável;
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
No retorno foram levantadas várias questões referentes ao bairro, pontos positivos e negativos, críticas e sugestões, mas de todos os aspectos mencionados o maior interesse dos alunos foi referente ao sistema monetário