AS ÁRVORES E FLORES DO NOSSO QUINTAL
Expedição Investigativa
A expedição foi organizada com o recorte do conhecimento sobre o “trânsito”, a partir da pergunta : Como é a circulação das pessoas neste lugar?
Durante a expedição, o foco foi sendo mudado, vários aspectos chamaram atenção: As placas de trânsito, faixa de segurança, os pássaros, as árvores, números das casas. As flores e borboletas a beira das calçadas. Placas de carros, coqueiro, antena da Tim, Loja Charrua, e outros.
Objetivos
Conhecer as plantas, suas principais características, funções e a relação com a natureza e com o homem.
Comunidade de Aprendizagem
Lisandra / EMATER – Roda de conversa
Dona da floricultura - Visita orientada
Moradores próximos à escola.
Articulação com o currículo
Contação de Histórias sobre plantas.
Poemas Leilão de jardim e outros
Sessão de vídeo sobre curiosidade das plantas.
Trabalho com dicionário.
Mine floricultura (construção de maquete com as plantas mais comuns na natureza de NES, produção de relatos);Pinturas, Dobraduras e Recortes; Matérias recicláveis (sucatas);
Construção de gráficos
Elaboração e resolução de situações matemáticas
Teatro sobre plantas
Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;
Brincadeiras;
Painel e desenho – Paisagem natural
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Os registros dos alunos foram voltados para carros, placas, árvores e flores, no momento da votação, observando as fotos, o que mais chamou atenção das turmas foram às árvores e flores, e assim surgiu o tema ”As árvores e flores do nosso quintal", que norteou o nosso projeto.