Minha renda pode vir do lixo?
“ No projeto aprendi muitas coisas legais, incluindo a confecção de bandejas. Com a participação no projeto foi possível desenvolver conhecimento, compromisso, coleguismo e cooperação. Por isso, estou muito satisfeita e espero que o projeto continue na escola nos próximos anos.
Jeniffer Santos da Silva | aluno(a)
Expedição Investigativa
A Pergunta Exploratória foi: “Como você poderia tirar do “lixo” sua fonte de renda? Explique.” De posse desta pergunta, os alunos partiram para expedicionar o território escolhido: pesquisa via internet e posteriormente conversa sobre o que foi descoberto quanto à possibilidade de reutilização daquilo que se chama lixo. O grupo dos 9º anos pode observar, constatar e reorganizar seus conceitos quanto ao tema “lixo”, uma vez que há muitas distorções frente a esse conceito.
Objetivos
Mostrar os resultados do aproveitamento da reciclagem de materiais, bem como as competências acerca da importância da preservação do meio ambiente. Com a confecção de objetos artesanais os alunos poderão observar que é possível obter lucro com a venda dos mesmos.
Comunidade de Aprendizagem
A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvida no processo formativo.
Articulação com o currículo
* Pesquisar sobre o que é de fato considerado lixo através de sites da internet, no laboratório, com o intuito de os alunos saberem reciclar o que será aproveitado na produção de objetos que poderão ser comercializados.
* Confeccionar rolinhos que serão transformados em objetos decorativos, atividade desenvolvida em casa e finalizada em sala de aula com apoio de uma artesã.
* Reaproveitar sombrinhas e guarda-chuva descartados, para confeccionar peças de roupas e acessórios.
* Confecção de artigos de vestuário. As confecções serão feitas em turno inverso na escola com a ajuda dos amigos da escola.
* Confecção de objetos decorativos feitos com os rolinhos de jornais através da ajuda de uma artesã em turno inverso ao da aula.
* Exposição dos trabalhos com possível venda dos artigos confeccionados. A exposição será feita na própria escola turnos manhã e tarde.
* Viagem de estudos para observação do funcionamento da indústria de celulose.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a Expedição Investigativa, em sala de aula, foi feito um Conselho de Grupo com os alunos que possibilitou a definição de ações que visam tornar o que é chamado de lixo em algo que promova sustento às famílias. Dessa forma, o tema do projeto escolhido foi: “Descobrindo que o lixo não é lixo”.