Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Minha renda pode vir do lixo? No projeto aprendi muitas coisas legais, incluindo a confecção de bandejas. Com a participação no projeto foi possível desenvolver conhecimento, compromisso, coleguismo e cooperação. Por isso, estou muito satisfeita e espero que o projeto continue na escola nos próximos anos.
Jeniffer Santos da Silva | aluno(a)
Expedição Investigativa

A Pergunta Exploratória foi: “Como você poderia tirar do “lixo” sua fonte de renda? Explique.” De posse desta pergunta, os alunos partiram para expedicionar o território escolhido: pesquisa via internet e posteriormente conversa sobre o que foi descoberto quanto à possibilidade de reutilização daquilo que se chama lixo. O grupo dos 9º anos pode observar, constatar e reorganizar seus conceitos quanto ao tema “lixo”, uma vez que há muitas distorções frente a esse conceito.

Objetivos

Mostrar os resultados do aproveitamento da reciclagem de materiais, bem como as competências acerca da importância da preservação do meio ambiente. Com a confecção de objetos artesanais os alunos poderão observar que é possível obter lucro com a venda dos mesmos.

Comunidade de Aprendizagem

A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvida no processo formativo.

Articulação com o currículo

* Pesquisar sobre o que é de fato considerado lixo através de sites da internet, no laboratório, com o intuito de os alunos saberem reciclar o que será aproveitado na produção de objetos que poderão ser comercializados.

* Confeccionar rolinhos que serão transformados em objetos decorativos, atividade desenvolvida em casa e finalizada em sala de aula com apoio de uma artesã.

* Reaproveitar sombrinhas e guarda-chuva descartados, para confeccionar peças de roupas e acessórios.

* Confecção de artigos de vestuário. As confecções serão feitas em turno inverso na escola com a ajuda dos amigos da escola.

* Confecção de objetos decorativos feitos com os rolinhos de jornais através da ajuda de uma artesã em turno inverso ao da aula.

* Exposição dos trabalhos com possível venda dos artigos confeccionados. A exposição será feita na própria escola turnos manhã e tarde.

* Viagem de estudos para observação do funcionamento da indústria de celulose.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a Expedição Investigativa, em sala de aula, foi feito um Conselho de Grupo com os alunos que possibilitou a definição de ações que visam tornar o que é chamado de lixo em algo que promova sustento às famílias. Dessa forma, o tema do projeto escolhido foi: “Descobrindo que o lixo não é lixo”.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Giuliani

Diretor
Cesar Luis Bertulini

Turma
9 ano

Número de alunos
51

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Restinga Seca

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RESTINGA SECA

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
O projeto desenvolvido este ano foi muito agradável de ser conduzido, pois despertou o interesse Nos alunos e ficamos muito satisfeitas com os resultados. Assim, atingimos a finalidade proposta porque foi ensinado aos alunos algo que poderá gerar renda no futuro, a técnica dos rolinhos de jornal.
Marisa Bonini Marzari | Professor(a)