Descobrindo que o lixo não é lixo
“ O projeto de que participei me ajudou a ter consciência da importância de reciclar, e de como posso obter lucro a partir de uma atitude que preserva o meio ambiente. Ainda, gostei dos encontros com os colegas.
Isaura Ketlyn Silva da Silva | aluno(a)
Expedição Investigativa
A Pergunta que norteou a Expedição foi: Como você poderia tirar do “lixo” sua fonte de renda? Explique. De posse desta pergunta, os alunos partiram para expedicionar o território escolhido: Conversa com pessoas que tem conhecimento e experiência no aproveitamento de materiais recicláveis. O grupo do 8 ano pode observar, constatar e reorganizar seus conceitos quanto ao tema “lixo”, uma vez que há muitas distorções frente a esse conceito.
Objetivos
Mostrar os resultados do aproveitamento da reciclagem de materiais, através da confecção de cestas decorativas feitas com aproveitamento do jornal descartado e confecção de roupas e acessórios a partir de sombrinhas, guarda-chuva que foram descartados no lixo.
Comunidade de Aprendizagem
A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvida no processo formativo.
Articulação com o currículo
* Pesquisar sobre o que é de fato considerado lixo através de sites da internet, no laboratório, com o intuito de saberem reciclar o que será aproveitado, utilizando jornais descartados para confeccionar rolinhos que serão transformados em objetos decorativos, atividade desenvolvida em casa e finalizada em sala de aula com apoio de uma artesã.
* Reaproveitar sombrinhas e guarda-chuva descartados, para confeccionar peças de roupas e acessórios.
* Confecção de artigos de vestuário, como por exemplo, uma fantasia de alguma fábula infantil. As confecções serão feitas em turno inverso na escola com a ajuda dos amigos da escola.
* Confecção de objetos decorativos com os rolinhos de jornais através da ajuda de uma artesã em turno inverso ao da aula na própria escola.
* Exposição dos trabalhos com possível venda dos artigos confeccionados.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a Expedição Investigativa, em sala de aula, foram feitos desenhos onde os alunos mostraram o que pode ser feito com rolinhos de papel de jornal. Dessa forma, o tema do projeto escolhido foi: “Descobrindo que o lixo não é lixo”.