Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Descobrindo que o lixo não é lixo O projeto de que participei me ajudou a ter consciência da importância de reciclar, e de como posso obter lucro a partir de uma atitude que preserva o meio ambiente. Ainda, gostei dos encontros com os colegas.
Isaura Ketlyn Silva da Silva | aluno(a)
Expedição Investigativa

A Pergunta que norteou a Expedição foi: Como você poderia tirar do “lixo” sua fonte de renda? Explique. De posse desta pergunta, os alunos partiram para expedicionar o território escolhido: Conversa com pessoas que tem conhecimento e experiência no aproveitamento de materiais recicláveis. O grupo do 8 ano pode observar, constatar e reorganizar seus conceitos quanto ao tema “lixo”, uma vez que há muitas distorções frente a esse conceito.

Objetivos

Mostrar os resultados do aproveitamento da reciclagem de materiais, através da confecção de cestas decorativas feitas com aproveitamento do jornal descartado e confecção de roupas e acessórios a partir de sombrinhas, guarda-chuva que foram descartados no lixo.

Comunidade de Aprendizagem

A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvida no processo formativo.

Articulação com o currículo

* Pesquisar sobre o que é de fato considerado lixo através de sites da internet, no laboratório, com o intuito de saberem reciclar o que será aproveitado, utilizando jornais descartados para confeccionar rolinhos que serão transformados em objetos decorativos, atividade desenvolvida em casa e finalizada em sala de aula com apoio de uma artesã.

* Reaproveitar sombrinhas e guarda-chuva descartados, para confeccionar peças de roupas e acessórios.

* Confecção de artigos de vestuário, como por exemplo, uma fantasia de alguma fábula infantil. As confecções serão feitas em turno inverso na escola com a ajuda dos amigos da escola.

* Confecção de objetos decorativos com os rolinhos de jornais através da ajuda de uma artesã em turno inverso ao da aula na própria escola.

* Exposição dos trabalhos com possível venda dos artigos confeccionados.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a Expedição Investigativa, em sala de aula, foram feitos desenhos onde os alunos mostraram o que pode ser feito com rolinhos de papel de jornal. Dessa forma, o tema do projeto escolhido foi: “Descobrindo que o lixo não é lixo”.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Giuliani

Diretor
Cesar Luis Bertulini

Turma
8 ano

Número de alunos
69

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Restinga Seca

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RESTINGA SECA

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
Acredito que o projeto, veio ao encontro das necessidades mundiais, isto é, além de preservar o meio ambiente, ainda podemos obter renda. Também trabalhamos em aula com medidas e custo, que foram fundamentais para a realização do projeto.
Rita Bianchin | Professor(a)