Para que usar o celular em sala de aula?
“ O Projeto “Para que usar o celular em sala de aula”, foi muito importante para mim. Depois de desenvolver as ações, pude perceber que não posso usar o celular em todos os lugares e que principalmente em sala de aula, ele atrapalha, distrai e desvia a minha atenção.
Andreina Soares Quintana | aluno(a)
Expedição Investigativa
As Perguntas Exploratórias utilizadas foram: Você acredita sinceramente que o uso do celular não atrapalha em sala de aula? Você acha necessário usar o celular em todos os locais que frequenta? De posse de tais perguntas, a professora e os alunos foram visitar a Escola Dr. Crispim, onde entrevistaram os alunos do 8 ano e também algumas pessoas na rua, a fim de que os alunos pudessem ouvir outras opiniões sobre o assunto.
Objetivos
Orientar os alunos para o uso do celular em sala de aula, de acordo com a lei Nº 12.884, de 3 de janeiro de 2008.
Comunidade de Aprendizagem
A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade Escolar.
Articulação com o currículo
* Palestra orientando o uso do celular em sala de aula, de acordo com a Lei 12.884, de 3 de janeiro de 2008: Cidadania e Ética quanto ao comportamento do uso do celular.
* Gráfico demonstrativo do percentual de alunos com celular e internet na escola que será exposto nas dependências da escola. Ciência e Tecnologia: Educação Fiscal. Matemática (estatística).
* Realização de cartazes informativos, para distribuir nas salas de aula, sobre a Lei 12.884, de 3 de janeiro de 2008: Cidadania; Ética; Educação Fiscal. Produção dos textos do informativo.
* Pesquisa sobre a evolução da telefonia móvel, utilizando inclusive, o próprio celular: Ciência e Tecnologia; Produção textual. Produção de textos que tragam o resumo sobre a pesquisa.
* Elaboração de vídeos, produzidos pelos alunos, nos seus celulares, sobre as atividades desenvolvidas no projeto, para reprodução aos demais alunos da escola: Ciência e tecnologia; Produção Artística.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Em conversa em sala de aula, após a expedição, a professora, em conjunto com os alunos, concluíram que é necessário trabalhar na perspectiva do seguinte tema: “Para que usar o celular em sala de aula?”