Classificação: ESTIMULAÇÃO PSICOMOTORA
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Vamos brincar e jogar prof.? Eu aprendo a movimentar mais as mãos, aprendo mais as cores, os números, as letras, é bom jogar e me divirto com meus colegas. Gosto muito de jogar, queria jogar todos os dias.
Maiara da Conceição Teixeira de Carvalho | aluno(a)
Expedição Investigativa

O que vamos jogar hoje? De posse da pergunta, num primeiro momento fomos à Escola Maria Joaquina de Menezes nas salas de pré 1 e 2; em um segundo momento fomos à Escola Estadual de Ensino Fundamental Licínio Cardoso na sala do AEE (Atendimento Educacional Especializado) e 1 ano e logo após fomos a uma Brinquedoteca particular a fim de analisar, observar e identificar os jogos recreativos. Nesta investigação foi possível observar a diversidade e aplicabilidade dos jogos.

Objetivos

Reconhecer a importância dos jogos pedagógicos para aprendizagem das crianças da Pré-Escola 2.

Comunidade de Aprendizagem

A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvida no projeto.

Articulação com o currículo

* Vivência de jogos utilizando o próprio corpo nas aulas de Educação Física: Movimento, coordenação motora ampla, noção espacial e corporal e atividades que contemplem tais habilidades.

* Mala de Jogos – formar uma mala com os jogos da escola, jogos de casa, para torná-la itinerante: Vida familiar; diversidade cultural; cidadania; ética: estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.

* Brincar com jogos relacionados à cultura gaúcha a fim de resgatá-los e reutilizá-los na escola: Diversidade cultural e participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade através de desenhos.

* Confeccionar brinquedos com materiais alternativos a fim de que cada aluno tenha seus jogos depositados em suas caixas: Arte (desenhos, pintura, colagens).

* Sustentabilidade (reutilização de materiais recicláveis e transformá-los em brinquedos).

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Os alunos adoraram o passeio. Na escola Maria Joaquina o que mais chamou a atenção dos pequenos investigadores foram os jogos de madeira e a cama elástica que estava sendo utilizada na aula de educação Física. Na Escola Licínio Cardoso o que mais gostaram foi uma torre pedagógica, jogos de sequência lógica, pirâmide de bonecos. E, na Brinquedoteca, gostaram dos notebooks, fantoches, instrumentos musicais e a variedade de livros.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Ensino Fundamental Dr. Cláudio Teixeira Bulcão

Diretor
Maurem Brignol Leite

Turma
Pré-Escola 2

Número de alunos
15

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Lavras do Sul

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE LAVRAS DO SUL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
Este projeto mostra que a aprendizagem pode e deve principalmente na Educação Infantil ser de maneira prazerosa aos alunos, pois eles aprendem muito através dos jogos e levam o que aprendem aos pais e amigos. Estão sempre querendo mais e a criatividade aflora em questão de novos jogos ou novas regras, tornando tudo mais divertido.
Vera Mára Gravi Rocha | Professor(a)