Raios - Perigos Naturais
“ Aprendi a calcular a que distância estou de um raio.
Ricardo | aluno(a)
Expedição Investigativa
Observação; comparação dos raios vistos com fotos da internet e a observação da chuva e os raios.
Objetivos
Calcular de forma simples e rápida a distância que o raio caiu.
Comunidade de Aprendizagem
A família também participou, contribuindo com conversas em casas, sobre o que sabiam dos raios e dias de tempestade, assim em aula podemos debater esse assunto e ver o que é mito e o que é realidade. A comunidade teve grande participação nos dias da Feira e da Mostra, onde participaram da experiência do chôque nos cabeloss. Foi uma troca produtiva e divertida entre escola, alunos e comunidade em geral.
Articulação com o currículo
Matemática: Expressões Algébricas, Fórmulas, Isolar Incógnita
Ciências: a experiência com o raio, os para raios, chôque
Português: leitura, ortografia, oratória
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Na conversa sobre o assunto, os alunos destacaram diversas curiosidades, sobre porque o raio aparece primeiro e depois ouvimos o som do trovão, porque os prédios altos tem para-raios, onde devemos nos proteger em dia de tempestade de raios. Logo depois foi feito um cartaz com as observações foi destacado como calcular a distância que o raio caiu para saber se esta perto ou não de nós.