Eu e o ambiente onde estou inserido
“ "Estou muito feliz por ter tido a oportunidade de representar os alunos dentro deste programa que faz com que a gente aprende/estuda de forma mais dinâmica, alegre e participativa"
Luysa Eichner da Silva | aluno(a)
“ " Já participávamos da caminhada da escola, mas através do programa e dos projetos desenvolvidos pela escola, tivemos oportunidade de uma participação mais efetiva junto a escola e isso é maravilhoso.
Suzana Castilhos | responsável
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu com um debate com os alunos buscando o interesse de aprendizagem cada um, quando foi decidido em grupo que o projeto da escola seria direcionado ao meio onde vivemos. Foi realizada reflexão sobre o meu ambiente com a pergunta: Como eu estou, meu interior, a minha vida? seguido de observação no ambiente sala de aula, no pátio, na horta e arredores da escola.
Objetivos
Conscientizar os alunos da importância da preservação do meio ambiente, em consequência a valorização da vida e do ser humano, através do conhecimento, da criatividade e de atitudes concretas do nosso dia-a-dia que visam reciclar e reaproveitar objetos para diminuir o volume de dejetos produzidos pelo ser humano e lançados na natureza, diminuindo assim, a poluição do nosso planeta, mobilizando-os a buscar uma prática concreta de cuidado com a vida em todos os aspectos.
Comunidade de Aprendizagem
Serão envolvidos alunos, professores, família, palestrantes, colaboradores, CPM, conselho escolar, trabalhadoras rurais,...
Articulação com o currículo
Áreas do conhecimento e conteúdos a serem trabalhados:
Português
- interpretação de texto;
- produção textual;
- vocabulário;
- leitura;
- oralidade;
- palestras;
- paródias;
- diferentes tipos de texto.
Matemática
- sistema de numeração decimal;
- operações;
- problemas.
Ciências
- água;
- animais;
- poluição;
- compostagem: minhocário;
- trabalho de campo;
- higiene;
- hábitos de cortesia;
- saúde preventiva.
Estudos Sociais
- o lugar onde vivemos;
- família e comunidade;
- trilha ecológica.
Artes
- música;
- contação de histórias;
- desenho.
Ensino Religioso
- cuidados comigo, com o outro, com a natureza;
- ressignificação de valores.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do tema a ser estudado foi realizada de forma coletiva, reunindo toda a equipe escolar e as duas turmas multisseriadas.
Após a Expedição Investigativa houve o registro de sugestões de como será colocado em prática esse projeto.Sempre de acordo com as necessidades acontecem reuniões para estabelecer metas e desenvolvimento das atividades.