Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Eu e o ambiente onde estou inserido "Estou muito feliz por ter tido a oportunidade de representar os alunos dentro deste programa que faz com que a gente aprende/estuda de forma mais dinâmica, alegre e participativa"
Luysa Eichner da Silva | aluno(a)
" Já participávamos da caminhada da escola, mas através do programa e dos projetos desenvolvidos pela escola, tivemos oportunidade de uma participação mais efetiva junto a escola e isso é maravilhoso.
Suzana Castilhos | responsável
Expedição Investigativa

A expedição investigativa ocorreu com um debate com os alunos buscando o interesse de aprendizagem cada um, quando foi decidido em grupo que o projeto da escola seria direcionado ao meio onde vivemos. Foi realizada reflexão sobre o meu ambiente com a pergunta: Como eu estou, meu interior, a minha vida? seguido de observação no ambiente sala de aula, no pátio, na horta e arredores da escola.

Objetivos

Conscientizar os alunos da importância da preservação do meio ambiente, em consequência a valorização da vida e do ser humano, através do conhecimento, da criatividade e de atitudes concretas do nosso dia-a-dia que visam reciclar e reaproveitar objetos para diminuir o volume de dejetos produzidos pelo ser humano e lançados na natureza, diminuindo assim, a poluição do nosso planeta, mobilizando-os a buscar uma prática concreta de cuidado com a vida em todos os aspectos.

Comunidade de Aprendizagem

Serão envolvidos alunos, professores, família, palestrantes, colaboradores, CPM, conselho escolar, trabalhadoras rurais,...

Articulação com o currículo

Áreas do conhecimento e conteúdos a serem trabalhados:

Português
- interpretação de texto;
- produção textual;
- vocabulário;
- leitura;
- oralidade;
- palestras;
- paródias;
- diferentes tipos de texto.

Matemática
- sistema de numeração decimal;
- operações;
- problemas.


Ciências
- água;
- animais;
- poluição;
- compostagem: minhocário;
- trabalho de campo;
- higiene;
- hábitos de cortesia;
- saúde preventiva.

Estudos Sociais
- o lugar onde vivemos;
- família e comunidade;
- trilha ecológica.

Artes
- música;
- contação de histórias;
- desenho.
Ensino Religioso
- cuidados comigo, com o outro, com a natureza;
- ressignificação de valores.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A escolha do tema a ser estudado foi realizada de forma coletiva, reunindo toda a equipe escolar e as duas turmas multisseriadas.
Após a Expedição Investigativa houve o registro de sugestões de como será colocado em prática esse projeto.Sempre de acordo com as necessidades acontecem reuniões para estabelecer metas e desenvolvimento das atividades.

Ficha Técnica
Escola
EEEF Princesa Isabel

Diretor
Clarisse Dalmolin Hoffmann

Turma
1º AO 6º ANOS

Número de alunos
12

Educadores
Diretora (Clarisse Dalmolin Hoffmann); Professoras (Ângela Catarina Kroth e Fabiana Soares Jahn); Funcionárias: (Luciane Sarturi Manske e Maria Cristina Castilho

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Estrela Velha

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ESTRELA VELHA

Apoiadores
: Diretora (Clarisse Dalmolin Hoffmann); Professoras (Ângela Catarina Kroth e Fabiana Soares Jahn); Funcionárias: (Luciane Sarturi Manske e Maria Cristina Castilho

Assessoria Pedagógica
Elisabeth Garcia Costa
"O Programa A União faz a Vida nos proporcionou trabalhar com o projeto "Eu e o ambiente onde estou inserido" e realizar um trabalho mais coeso e significativo".
Fabiana Soares Jahn | Professor(a)