Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Desenvolvendo minha identidade e autoconhecimento Neste projeto vimos como é importante trabalhar com a autonomia e o desenvolvimento da identidade. Além disso, são trabalhados outros aspectos como, por exemplo, a lateralidade.
Cibeli Guisso | responsável
Expedição Investigativa

Os alunos foram levados para uma sala preparada com brinquedos, livros e fotos, com o objetivo de se identificarem e identificarem os colegas.

Objetivos

Desenvolver a identidade da criança através do autoconhecimento.

Comunidade de Aprendizagem

Foi convidada a mãe de um aluno para vir à escola e contar a história do seu filho. Segue alguns questionamentos respondidos: Por que esse nome? Como foi o dia que ele nasceu? Como é sua arvore genealógica? E o que sonha para o futuro de seu filho? O que acha da participação do seu filho no projeto?

Articulação com o currículo

Identidade e autonomia: Identificação progressiva do seu próprio corpo, comunicação e expressão de seus desejos.
Artes visuais: Produzir trabalhos desenhando o próprio corpo, desenvolver a coordenação motora, reconhecer as diferentes cores.
Música: Cantar, dançar e se expressar, imitar diversos tipos de sons.
Matemática: Desenvolver circuito de atividades para melhorar o equilíbrio e lateralidade e ter noção de grandeza. Foi confeccionada uma ampulheta para que os alunos tenham melhor noção de tempo.


Ficha Técnica
Escola
CMEI Sonho Meu

Diretor
Clarice Provensi Balhan

Turma
Maternal II B

Número de alunos
14

Educadores
Neiva de Lourdes Ansolin da Silva

Estado
Paraná

Município
Mariópolis

Cooperativa
SICREDI PARQUE DAS ARAUCÁRIAS PR/SC/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MARIOPOLIS

Assessoria Pedagógica
Felipe José Schmidt
Através desse projeto consegui perceber um melhor desenvolvimento dos alunos em relação à sua autoconfiança, melhor desempenho nas atividades e na dicção. Além disso, ao trabalhar com fotos deles e de seus familiares, percebo que a aula é mais prazerosa para as crianças, envolvendo pessoas e objetos com quem elas se identificam.
Neiva de Lourdes Ansolin da Silva | Professor(a)