Rede de Compromisso

Para que o Programa possa ser desenvolvido, é necessário congregar o desejo e a ação de vários agentes, que compõem a rede de cooperação. Cada um dos agentes tem igual importância, no entanto, responsabilidades distintas no Programa.

Gestores

Topo

 
As Entidades integrantes do SICREDI são as idealizadoras do Programa A União Faz a Vida. Têm na sua essência o cooperativismo e investem nas futuras gerações por acreditar que, dessa forma, contribuem para uma sociedade mais cooperativa e empreendedora. O SICREDI acompanha e age de forma estratégica, planeja e articula em prol do Programa, busca os Parceiros e os Apoiadores necessários para seu desenvolvimento. O Programa é desenvolvido nos municípios onde o SICREDI está presente.
 
Parceiros

Topo

 
Os Parceiros são os responsáveis formais pelos ambientes educacionais onde o Programa se desenvolve. Têm papel de implementar as práticas educativas para a construção e a vivências de atitudes e valores de cooperação e cidadania com as crianças e os adolescentes. Parceiros: Secretarias de Educação Municipal, Estadual, Secretaria de Assistência Social, ONGs e outras instituições educacionais locais.

Responsabilidades dos Parceiros:
• Aplicar a metodologia do Programa: materiais pedagógicos e avaliação do pro-cesso e do resultado, conforme previsto no termo de cooperação.
• Disponibilizar o grupo de Educadores, du¬rante sua jornada de trabalho, para os pro¬cessos de formação continuada.
• Manter os relatórios do Programa atualizados.
• Promover a divulgação do Programa em conformidade com o plano de comunicação.
• Promover a integração do Programa com a comunidade de aprendizagem.
• Oferecer as condições necessárias para a realização dos programas de formação continuada: transporte, local, alimentação e infraestrutura.
• Encaminhar para aprovação na Câmara Municipal a dotação orçamentária neces-sária para o cumprimento de suas responsabilidades frente ao Programa.
• Disponibilizar um profissional de seu qua¬dro para assumir a Coordenação Local do Programa, observando o desafio e as responsabilidades inerentes.
 
Apoiadores

Topo

 
A necessária adesão de Apoiadores ao Programa tem por finalidade envolver representantes da comunidade na busca de melhores condições para o desenvolvimento do Programa e de seus projetos. São os atores sociais da comunidade de aprendizagem. Os Apoiadores: pessoas físicas e jurídicas da comunidade que apoiem o objetivo e os princípios do Programa. Exemplos: cooperativas, empresas, pais, familiares, entre outros.
 
Assessoria Pedagógica

Topo

 
Contratadas pelo Gestor, as Assessorias Pedagógicas têm o papel de promover a formação continuada dos educadores para colocar em prática as atividades e os repertórios de cooperação e cidadania com educadores, que, por sua vez, conduzirão o processo de formação das crianças e dos adolescentes. As Assessorias Pedagógicas: profissionais de instituições de ensino superior, institutos, centros de pesquisa, entre outros, que atendam aos requisitos técnicos exigidos para promover a formação dos educadores.

Responsabilidades das Assessorias Pedagógicas:
• Realizar a formação continuada dos educadores, a partir das diretrizes e metodo-logias definidas pelo Programa.
• Assessorar, sob o ponto de vista pedagógico, o desenvolvimento do Programa e seus projetos, conforme carga horária estabelecida, oferecendo subsídios meto-dológicos aos educadores nas escolas e organizações.
• Contribuir com a manutenção e o aprimoramento da proposta pedagógica do Programa, assessorando a cooperativa e participando das reuniões e das atividades coordenadas pela Fundação SICREDI.

• Manter atualizados os relatórios de atividades

 
Públicos

Topo

 
Crianças e Adolescentes:
O Programa tem como foco principal as crianças e os adolescentes. Todas as práticas têm como foco a possibilidade de desenvolvimento da cooperação e dacidadania com esse público.

Educadores:
Consideram-se educadores todos os profissionais envolvidos no processo educativo.